Práticas sustentáveis: como as indústrias podem atuar?

Postado em 24 de julho de 2019.

As práticas industriais, geralmente, geram algum impacto no meio ambiente. Porém, é fundamental que as empresas sejam responsáveis por ações que diminuam desperdícios. O uso indevido dos recursos naturais ou de materiais não recicláveis. A responsabilidade ambiental deve fazer parte do dia a dia de grandes empresas para fazer a mudança no mundo que todos nós compartilhamos. 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a produção sustentável é entendida como a incorporação, ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar impactos sociais e ambientais. 

Independente da abordagem que a empresa tomar, ela deverá mais do que aliviar os possíveis danos. As indústrias devem utilizar métodos de prevenção de riscos à saúde humana e dos animais, gerando efeitos econômicos e sociais positivos. Emitir menos gases do efeito estufa, energia e demais recursos; pensar no ciclo completo dos produtos, com materiais que possam ser reutilizáveis. Outra alternativa, é procurar alongar a vida útil da peça e reaproveitando ao máximo possível os insumos da reciclagem em novas cadeias produtivas. 

Uma indústria pode ser sustentável?

responsabilidade ambiental e social - industria

Uma empresa verdadeiramente preocupada com os efeitos que causa na natureza, com certeza vai em busca de soluções para o problema. A sustentabilidade pode sim ser aplicada nos diferentes processos de fabricação de uma empresa. Reconhecer os impactos ambientais é o primeiro passo para revertê-los, mas não é suficiente.

Em setores como o têxtil, eletro eletrônico e plástico, já é possível encontrar exemplos de empresas que vêm investindo em novos modelos de negócio. Os resultados são a redução do consumo de matéria-prima, de desperdícios e de custos das empresas, além de ganhos sociais, ambientais e econômicos. O papel do Estado é indispensável para fiscalizar se as normas ambientais estão sendo cumpridas.

A responsabilidade da indústria de bens de consumo rápido não se limita aos cuidados na fábrica. Muitas vezes, empresas operam dentro de todos os parâmetros de sustentabilidade na produção. Porém, após entregar o produto ao consumidor final, eximem-se de cuidados com o lixo gerado depois do consumo. Portanto. embalagens com menos plásticos são excelentes soluções.

Como a Pica-Pau atua?

Em um mundo de constantes avanços industriais, onde o meio ambiente se vê amplamente ameaçado, a Manufatura de Brinquedos Pica-Pau compreende a importância das práticas sustentáveis.

Desta forma, a organização vem adotando novas técnicas para aperfeiçoar os seus processos produtivos, primando pela sustentabilidade. Isso é essencial para evitar desperdícios e outros tipos de ações que possam lesar o ambiente.

Outro importante elemento a se destacar é a doação de brinquedos. Em um país onde, infelizmente, ainda há uma grande parcela da sociedade que não tem poder aquisitivo suficiente, a Pica-Pau atua também no auxílio às comunidades menos favorecidas.

Consumidores antenados

Outro ponto para se levar em consideração é em como os consumidores também valorizam empresas conscientes do seu dever ambiental em seus processos produtivos. A Pesquisa Akatu 2018 divulgou que 38% dos entrevistados preferem comprar de empresas que contribuem para o bem-estar da comunidade onde está localizada. Já a pesquisa da empresa Opinion Box, mostra que 65% dos consumidores deixariam de comprar produtos de uma empresa que poluísse o meio ambiente.

É essencial não manter a sustentabilidade apenas no discurso. A empresa deve tirar do papel as ações pró-ambientais. O que você acha primordial no aspecto da sustentabilidade? Queremos ouvir você! 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

© 2020 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality