Conheça brincadeiras educativas para o período de isolamento

Postado em 6 de maio de 2020.

 

Como todos sabem, o momento que vivemos é delicado e de alta responsabilidade, as medidas de reclusão são essenciais para o combate a proliferação do COVID-19 e, por conta disso, muitas famílias permanecem em casa. 

Dentro desse cenário, muitas dúvidas surgem e sabemos que é preciso ensinar a importância dos cuidados com a higiene pessoal para nossos filhos e explicar o que está acontecendo de forma didática.

No entanto, não podemos deixar de lado a natureza das crianças. Elas estão sempre cheias de energia para gastar, sem contar que a interação social é essencial para o desenvolvimento infantil.

Uma forte preocupação para os pais é o bem estar/crescimento das crianças, direcionando os pensamentos para as formas de mantê-las ativas e entretidas para que o tempo não seja gasto de forma sedentária.

Pensando nisso, a Pica-pau separou algumas dicas de brincadeiras e atividades didáticas para pais realizarem com os filhos durante no tempo de reclusão.

Corrente de histórias

Essa brincadeira é ótima para quem tem mais de um filho e rende risadas para toda a família! Sentados em roda, um dos participantes inicia uma história enquanto segura uma bola (ou algum outro objeto pequeno), depois do “era uma vez” ele passa a bola para outro jogador e o mesmo tem que continuar a história. 

A atividade tem objetivo de deixar a criatividade rolar. É interessante que alguém de fora esteja anotando tudo que é dito para ler depois que a história termina, a troca de ideias e interações são os pontos altos desse jogo. 

Stop

O bom e velho stop sempre é uma ótima forma de passar o tempo, defina suas categorias, escolha a letra e começe a jogar. Além de muito divertido, esse jogo é ótimo para as crianças que acabaram de ser alfabetizada e estão curiosas para descobrir novas palavras, estimulando habilidades cognitivas como a memória e a atenção. 

Fantoches

Uma caixa de papelão cortada para parecer um teatro ou uma tv, algumas meias e muita criatividade estão envolvidos aqui. As atividades lúdicas são importantíssimas para o desenvolvimento na infância. Além de apenas apresentar uma história, incentive o seu filho a participar ou até mesmo criar as suas.

Jogos de tabuleiros

Nunca se é velho demais para curtir um jogo de tabuleiros. Essa é uma ótimo forma de estimular o raciocínio lógico, além de ser uma atividade social, lida com as situações (e frustrações) que envolvem jogar com outras pessoas, sendo essencial para o desenvolvimento de qualquer um, sem falar que existem opções de jogos para crianças de quase todas as idades.

Desenhar/Escrever histórias 

Por fim, também é interessante termos em mente que brincadeiras sozinhas também são benéficas, claro que tudo deve ser feito na medida certa, mas atividades introspectivas também fazem parte do nosso crescimento. 

Separe um tempo para que seu filho tenha momentos sozinho, sugira escrever uma história ou desenhar para que ele mostre o resultado depois, deixa que a sua imaginação flua.

Gostou das dicas? Fez já fez algumas dessas com seu filho? Conta pra gente! Confira mais conteúdos como esse aqui no blog da Pica-Pau

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

© 2020 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality