Brinquedos Pedagógicos e Educativos: saiba a diferença

Postado em 16 de setembro de 2019.

Brincar é um hábito fundamental para o desenvolvimento infantil e, além de divertido, pode contribuir para o aprendizado dos pequenos muito antes de eles entrarem na escola ou em fase alfabetização.

Porém, na hora de comprar um brinquedo pode bater aquela dúvida: qual a diferença entre brinquedos pedagógicos e brinquedos educativos?

De um modo geral, os brinquedos educativos são aqueles que permitem que as crianças explorem as possibilidades de estimularem suas habilidades, raciocínio, coordenação e percepção de cores de forma livre e sem a interferência de um adulto.

Brinquedos de empilhar, encaixar, instrumentos musicais, ou que produzam efeitos sonoros de animais, e que possuem cores fortes são exemplos de brinquedos educativos.

Embora não seja necessária a orientação de um adulto, é importante a presença do mesmo para evitar possíveis acidentes durante a brincadeira.

Por sua vez, os brinquedos pedagógicos colaboram no aprendizado específico de determinado conteúdo e, por isso, são mais comuns em escolas.

Com práticas elaboradas que trabalham a organização e a disciplina, requerem o direcionamento de um adulto para a compreensão das regaras de interação.

Jogos da memória, com números ou letras, dominó e quebra cabeças são opções de brinquedos pedagógicos que pais e filhos podem aproveitar juntos em casa, reforçando o que foi trabalhado na escola pelos professores.

É importante ressaltar que, por estes tipos de brinquedos terem em comum a característica de incentivar o desenvolvimento da criança, podem ser usados juntos de forma a complementar ao outro.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

© 2019 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality